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Saúde Emocional e Psíquica: Inteligências Múltiplas

sábado, 6 de agosto de 2011

Inteligências Múltiplas


Concepção ultrapassada de inteligência : Pessoas com elevado nível de inteligência lógico-matemática eram consideradas muito inteligentes e o contrário eram considerados fracassos escolares

O que é ser inteligente ?
   É a capacidade de uma pessoa aprender com novas experiências e com experiências passadas
   É a capacidade de uma pessoa solucionar problemas
   É a capacidade de uma pessoa gerar novos problemas
   É a capacidade de criar produtos que possam ser aceitos como valiosos em seu tempo.

Inteligência depende :
   Do contexto
   Das tarefas
   Das provações que a vida nos apresenta

A partir de 1983, os psicólogos Howard Gardner e Daniel Goleman da Universidade de Harward, nos Estados Unidos, propuseram “uma visão pluralista da mente” ampliando o conceito de inteligência única para o de um feixe de capacidades e passar a pensar o ser humano de uma forma integral. Para eles, inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário. Assim, eles propõe uma nova visão da inteligência, dividindo-a em diferentes competências que se interpenetram, pois sempre envolvemos mais de uma habilidade na solução de problemas.

Para eles as inteligências são potenciais ou inclinações que são desenvolvidas ou não, dependendo de como são estimuladas ou do contexto cultural existente.  Assim, não se pode avaliar a inteligência em sentido estrito, pois trata-se de um complexo integrado por inclinações iniciais e oportunidades sociais.

1 - Inteligência Verbal-Linguística  : Capacidade de pensar com  palavras e de usar palavras para expressar significados, habilidade para lidar criativamente com as palavras.

2 - Inteligência  Lógico-Matemática : Capacidade de calcular, quantificar, considerar proposições hipóteses e realizar operações matemáticas, capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo.

3- Inteligência Visual e Espacial : Capacidade de pensar de maneiras tridimensionais, como fazem navegadores, pilotos, escultores, pintores e arquitetos, noção de espaço e direção. Envolve sensibilidade  a cores, linhas, formas, configurações e espaço; e, ainda, a relação existente entre esses elementos.

4 - Inteligência Cinestésico-Corporal : Permite que uma pessoa manipule objetos e sintonize habilidades físicas, capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis. Inteligência do ser físico; inclui o talento para controlar e corpo e “falar” através dele; possuem boa sensitividade tátil.

5 - Inteligência  Musical : Sensibilidade para sons,  ritmos, tonalidades e  melodias, capacidade de organizar sons de maneira criativa.  Capacidade de perceber, apreciar, reconhecer (e/ou criticar), produzir ritmos e melodias.

6 - Inteligência Interpessoal ou Social : Capacidade de compreender e interagir com o outro, habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro. é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.

7 - Inteligência Intrapessoal ou Intuitiva : Capacidade de auto-conhecimento.  Constrói uma percepção de si mesmo e usa esse conhecimento para direcionar sua vida, capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos.

8 - Inteligência  Naturalista : Capacidade de observar e reconhecer  padrões na natureza, de compreender os sistemas naturais e aqueles criados pelo homem, capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural.

9  - Inteligência Espiritual ou Existencial : Envolve a capacidade de compreender questões filosóficas tais como o sentido da vida e da morte, do amor e do ódio e de se situar em relação ao cosmo. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo.

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