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Saúde Emocional e Psíquica: Transtornos Comportamentais – Alguns Tipos

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Transtornos Comportamentais – Alguns Tipos

Bullying
Atos de agressão física, verbal ou moral que ocorre de modo repetitivo, sem motivação evidente e executada por um ou vários estudantes contra outro, em uma relação desigual de poder, normalmente dentro da escola, ocorrendo principalmente na sala de aula e no recreio escolar.  Atualmente um meio muito comum tem sido o cyberbullying (internet)

TDO - Transtorno Desafiador Opositivo
Padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos e figuras de autoridade de uma forma geral, como pais, tios, avós e professores. Quando não tratado, em 75% dos casos pode evoluir para o Transtorno de conduta na Adolescência

Transtorno de Conduta
Conjunto de alterações comportamentais apresentado por algumas crianças e adolescentes segundo o qual há conduta agressiva, desafiadora, anti-social em que os direitos básicos alheios, regras e normas sociais são violados

TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade
Síndrome clínica caracterizada basicamente pela tríade sintomatológica: déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade
Comportamentos característicos:
·   dificuldade em focar a atenção em um único objeto
·   são facilmente distraídos, parecendo não escutar quando alguém lhe dirige a palavra
·   agem como se estivesse no “mundo da lua”
·   podem não terminar dever de casa, apresentando grande dificuldade em se organizar
·   frequentemente perdem  materiais escolares, chaves, dinheiro ou brinquedos
·   pode se apresentar inquieta, não conseguindo permanecer sentada, abandonando sua cadeira em sala de aula ou durante o almoço da família.
·   Está sempre a “mil por hora”
·   fala em demasia
·   dificilmente brinca silenciosamente, estando sempre gritando
·   apresenta prejuízos  no desempenho acadêmico e social, pois tem dificuldade em se organizar, em manter atenção em sala de aula, em realizar deveres escolares ou permanecer sentados ou quietos

Pode ser dividido em três tipos:
·   TDAH do tipo desatento – mais comum no sexo feminino (“mundo da lua”)
·   TDAH do tipo hiperativo/impulsivo – tendencia a ser mais agressivo (agitado, inquieto e impulsivo) – mais comum no sexo masculino
·   TDAH do tipo combinado – maior prejuizo no funcionamento global

Depressão Infantil
Apresenta frequentemente tristeza, falta de motivação, solidão e humor deprimido e também humor irritado ou instável. Pode apresentar mudanças súbitas de comportamento com explosões descontroladas de raiva e envolvimento em brigas.
Pode apresentar dificuldades em divertir-se e queixas com relação a se sentir entediada ou “sem nada para fazer”, rejeitar o envolvimento com outras crianças, dando preferências a atividades isoladas
Queixas fisicas como cansaço, falta de energia, dores de cabeça ou de barriga
Insonia, preocupações, sentimento de culpa, baixa auto-estima, choro excessivo, hipoatividade, fala em ritmo devagar e de forma monótona e monossilábica
Pensamento recorrente de morte, ideias e planejamento de suicidio

Transtorno Bipolar do Humor
Condição  grave que afeta consideravelmente a vida das crianças e adolescentes acometidos.
Apresenta como característica principal a fase maníaca do transtorno com alteração ou oscilação do humor que pode se apresentar exaltado ou irritável e essa mudança súbita de humor comumente produz ataques prolongados de raiva ou agressividade, chamado de tempestades comportamentais
Também podem ocorrer oscilações com fases ou periodos de depressão, durante os quais a criança apresentará os sintomas clássicos da depressão infantil

Transtornos Ansiosos
Compreendem condições comportamentais diferentes entre si, mas que comumente provocam sensações subjetivas de desconforto, inquietação, ansiedade, além de desencadear sintomas somáticos como sudorese, boca seca, taquicardia e nervosismo, entre outros.

Tipos mais comuns:
·   Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) – caracterizado pela presença de obsessões (pensamentos) e compulsões (comportamentos repetitivos). Inicio por volta dos 10 anos, sendo mais precoce em meninos do que meninas. Dentre os adolescentes aproximadamente  3% apresentam o transtorno

·   Transtorno de Ansiedade de Separação – caracterizado pelo aparecimento de ansiedade excessiva e inapropriada frente à separação de familiares ou daqueles em que a criança é apegada. As taxas de incidência variam em torno de 3,5% e normalmente a idade de inicio do transtorno é por volta dos 7 anos de idade, sendo que esses sintomas tendem a diminuir no decorrer dos anos. A relação entre meninos e meninas não é bem estabelecida, todavia acredita-se que exista uma distribuição igual entre os sexos

·   Transtorno de Ansiedade Generalizada – caracterizado por grande e excessiva preocupação ou ansiedade e intensa dificuldade para controlá-la. Frequente preocupação com múltiplos assuntos, superestimação de situações problemáticas, negativismo e sempre estar aguardando por eventos catastróficos. Meninas são mais acometidas, podendo atingir taxas de prevalência de até 2,4%, enquanto aproximadamente 1% dos meninos apresenta o diagnóstico. A tendencia é o aumento na taxa de incidência no decorrer dos anos e desta forma os índices na adolescência tendem a ser maiores que na infância.

·   Fobia Específica – caracterizada por um medo persistente e exagerado na presença ou antecipação de situações ou objetos específicos como animais, insetos, sangue, altura, lugares fechados, voar de avião, dentre outros
Tipos
·   Animais e insetos
·   Circunstâncias da natureza (tempestade, altura, enchentes, quedas d´água)
·   Sangue / injeção / ferimento
·   Situaçãos irracionais (túneis, pontes, aviões, elevadores, lugares fechados, travessia de barco, dentista)
·   Diversos fatos (doenças, espaços abertos ou fechados, engasgar, vomitar, situações que podem levar a asfixia e engasgar)

·   Transtorno de Pânico – caracterizado por ataques de pânico recorrentes e inesperados, que são períodos de intenso medo ou desconforto acompanhado de sintomas somáticos, como palpitações, sudorese, falta de ar, tremores das mãos, dores no peito e na barriga, medo de enlouquecer ou de morrer. Esses sintomas duram cerca de dez a trinta minutos e não há risco de vida

·   Transtorno de ansiedade social (TAS) ou Fobia Social (ou timidez patológica) -  é uma condição comportamental em que a pessoa apresenta medo, ansiedade e grande timidez ao se expor em situações sociais. Atinge 5% da população infanto-juvenil e a idade de inicio é por volta dos 13 anos, embora muitos casos na infância iniciam-se por volta dos 6 anos de idade. Quase 80% dos adultos com quadro de fobia social referem que o início de suas dificuldades ocorreu ainda na adolescência

A timidez é uma ansiedade normal e a maioria das pessoas se sente ansiosa em situações sociais. Essa ansiedade costuma passar rapidamente durante ou logo após o término de um evento que foi gerador da ansiedade. A ansiedade social ou timidez  não é incapacitante. O portador de TAS costuma se isolar e sofrer uma profunda sensação de solidão. O principal sintoma é a ansiedade excessiva na presença de outras pessoas. Essa ansiedade está relacionada com o medo de ser avaliado de forma negativa. Pode ocorrer sintomas físicos. Depressão, abuso de álcool ou outras drogas são parceiros constantes e também dificuldade de sono, de atenção e concentração, raciocínio e apetite.

Indivíduos Antisociais = são aqueles que se relacionam sem qualquer restrição com as pessoas, mas não seguem a ética necessária para que estes relacionamentos sejam benéficos para todas as partes neles envolvidos. Eles tem valores próprios e também são conhecidos como psicopatas

·   Mutismo Seletivo – consiste na incapacidade da criança em falar e se comunicar verbalmente em determinadas situações e que acaba de interferir em seu funcionamento acadêmico e social. Algumas crianças com mutismo seletivo podem se comunicar utilizando-se de gestos, movimentos com a cabeça ou sussurando no ouvido de sua mãe, que serve como interlocutor. Está presente em até 2% das crianças e os sintomas normalmente iniciam entre os dois e quatro anos de idade

·   Anorexia Nervosa – predomina a preocupação excessiva quanto à possibilidade de engordar ou ganhar peso

·   Transtorno de Somatização – leva o indivíduo a ter múltiplas queixas físicas

Transtorno de Tiques
São movimentos ou vocalizações que ocorrem subitamente, de maneira rápida, recorrentes, não rítmica, estereotipadas e são involuntários. Não há controle desses atos por parte da criança ou adolescente. Pode apresentar sérios prejuízos para a auto-estima.
De maneira geral pode ser classificados em :
·   Tiques Motores – representados por contrações repetitivas e rápídas de grupamentos musculares. Pode envolver um grupamento muscular.

- Piscar
- Fazer caretas
- Erguer sobrancelhas
- Torcer o nariz
- Contrair a boca
- Mostrar os dentes
- Girar a cabeça
- Torcer o pescoço
- Encolher os ombros
- Bates os pés
- Saltar


·   Tiques Vocais – vocalizações rápidas, repetitivas, involuntárias e recorrentes. Tiques vocais complexos são vocalizações mais elaboradas e podem incluir repetição de palavras, frase ou até o disparo de palavras fora de contexto

- Tossir
- Pigarreaar
- Fungar
- Estalar lábios
- Sons de sucção
- Soluçar
- Suspirar
- Bocejar


·   Transitórios e esporádicos – comuns de ocorrer em toda criança e frequentemente estão associados ao estresse. Crianças tímidas ou ansiosas são mais propensas a apresentar tiques. Esses tiques transitórios desaparecem com o tempo e afetam até 10% das crianças em idade escolar

·   Sindrome de Tourette – é considerado o principal transtorno de tique. Os sintomas têm início entre os seis e dez anos de idade, sendo os tiques motores faciais como piscar de olhos e movimento do pescoço as principais manifestações inicialmente observadas. Posteriormente esses tiques tendem progressivamente a acometer membros, tronco, até a apresentação de tiques vocais. A prevalência é em torno de um caso para cada cinco mil crianças, sendo os meninos três vezes mais acometidos do que as meninas

Retardo Mental
Compreende um número importante de pessoas que possuem habilidades intelectuais abaixo da média, e esse déficit de inteligência tem o início antes dos 18 anos de idade. Essas limitações de habilidades intelectivas causam diversos problemas no funcionamento diário, na comunicação, interação social, habilidades motoras, cuidados pessoais e na vida acadêmica.
O diagnóstico envolve a entrevista e exame clínico da criança e detalhada entrevista com os pais.
Podem ser aplicados também testes de Q.I. (quociente de inteligência)
Tipos (escala Davis Wechsler) :
·        Retardo mental leve: Q.I. entre 50 e 70
·        Retardo mental moderado: Q.I. entre 35 e 39
·        Retardo mental grave: Q.I.. entre 20 e 24
·        Retardo mental profundo: Q.I. abaixo de 20

Autismo Infantil
É um transtorno invasivo do desenvolvimento caracterizado por prejuízos na interação social, atraso na aquisição de linguagem e comportamentos estereotipados e repetitivos.
Normalmente é identificado por volta dos dois anos e meio de idade. Os pais podem procurar o pediatra preocupados com o comportamento do filho que ainda não está falando, resiste aos cuidados paternos e não interage com outras pessoas.
Bebês com autismo apresentam grande déficit no comportamento social, tendem a evitar contato visual e mostram-se pouco interessadas na voz humana.
Eles não assumem a postura antecipatória como colocando seus braços à frente para serem levantados pelos pais, são indiferentes ao afeto e não demonstram expressão facial ao serem acariciados.
Quando crianças, não seguem seus pais pela casa e não demonstram ansiedade de separação dos mesmos.
Não se interessam por brincar com familiares ou com outras crianças e não há interesse por jogos e atividades de grupo.
Suas ações podem se limitar a atos repetitivos e estereotipados, como cheirar e lamber objetos, bater palmas e mover a cabeça e tronco para frente e para trás.
O interesse por brinquedos pode ser peculiar, a criança pode se interessar pelo movimento circular da roda de um carrinho ou pelo barulho executado por ele, por exemplo.  Podem ocorrer fascinações por luzes, sons e movimentos que o desperte para um interesse muito grande, por exemplo, pelo ventilador de teto ou por uma batedeira elétrica.
A textura, cheiro, gosto, forma ou cor de um objeto podem também desencadear interesse peculiar na criança.
O paciente autista pode se sentir incomodado por pequenas mudanças em sua rotina diária, resultando muitas vezes em violentos ataques de raiva.
Também é observado que quase a totalidade de crianças autistas resiste em aprender ou a praticar uma nova atividade.
Adolescentes autistas podem adquirir sintomas obsessivos como idéias de contaminação e apresentar também comportamentos compulsivos e ritualísticos como toques repetitivos em certos objetos pessoais, rituais de lavagem e repetição de perguntas, dentre outros.
A inteligência está comprometida em grande parte das crianças com autismo e cerca de 70% desses pacientes apresentam retardo mental, contudo algumas crianças podem frequentar escolas e ter um desempenho acadêmico regular
A grande maioria dos pacientes autistas nao fala e aproximadamente 50% permanecerão mudos pelo resto de suas vidas, entretanto algumas crianças podem aprender a falar pequenas frases e serem capazes de seguir instruções simples. Muitas vezes essas crianças realizam uma inversão pronominal, se chamando por “ele” ou “ela”

Sindrome de Asperger
Também é classificado como um transtorno invasivo do desenvolvimento, no entanto, diferentemente do autismo infantil, a criança com Sindrome de Asperger apresenta desenvolvimento cognitivo e intelectual normal e não apresenta atraso na aquisição da fala.
O desenvolvimento inicial da criança parece normal, contudo no decorrer dos anos seu discurso torna-se diferente, monótono, peculiar e há com frequência a presença de preocupações obsessivas
Sua capacidade de interagir com outras crianças torna-se difícil, é pouco empática, apresenta comportamento excêntrico, suas vestimentas podem se apresentar estranhadamente alinhadas e a grande dificuldade de socialização tende a torná-la solitário
A criança com Sindrome de Asperger é pouco habilidosa socialmente, o que leva a inadequações comportamentais e a dificuldade no entendimento das relações humanas.
São inflexíveis, apresentam dificuldade em lidar com mudanças e são emocionalmente vulneráveis e instáveis
Há prejuízo  na coordenação motora e na percepção visoespacial.
Frequentemente apresentam interesses peculiares e pode passar horas assistindo ao canal da previsão do tempo na televisão ou estudando exaustivamente sobre temas ou assuntos preferido, como dinossauros, Egito, carros, aviões ou mapas de rua, por exemplo.

Suicídio e Comportamento Suicida
É uma manifestação prevalente entre crianças e adolescentes de todo o mundo e pode ser definido como toda preocupação ou ato em que o indivíduo tem a intenção de causar lesão ou morte a si mesmo
O suicídio está entre as dez principais causas de morte em todo o mundo
Entre os 15 e 24 anos de idade está entre as três primeiras
Entre 5 e 14 anos anos de idade é a quinta causa de morte
Crianças com idéia suicida são três vezes mais propensas a executar atos suicidas na adolescência do que crianças sem essa idéia
Aquelas que tentaram o suicídio na infância apresentam seis vezes mais chances de tentar novamente durante a adolescência, quando comparadas com crianças que nunca tentaram
Estimadamente 1% dos pré-adolescentes e 9% dos adolescentes apresentam comportamento suicida com pelo menos uma tentativa do ato durante a vida.
Mais jovens do sexo feminino apresentam comportamento suicida quando comparados a jovens do sexo oposto, sendo que no sexo masculino as tentativas tendem a ser mais agressivas, como através de  do uso de armas de fogo, facas ou enforcamento, enquanto mulheres tendem a abusar de medicamentos ou venenos

Dislexia
É um transtorno específico da leitura, caracterizado por dificuldades de reconhecimento de letras, decodificação e soletração de palavras. Tais alterações são decorrentes de um comprometimento no desenvolvimento de habilidades fonológicas.
A dislexia causa grandes dificuldades na leitura e problemas na escrita. Essas dificuldades provocarão prejuízos desde a alfabetização infantil até a idade adulta e por isso merece atenção especial de educadores  e pais (existem outros transtornos relacionados : Dislalia, Disgrafia, etc)

Fonte
Livro : Transtornos Comportamentais na Infância e na Adolescência
Autor : Gustavo Teixeira

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