Quando temos uma dor de cabeça não pensamos duas vezes antes de tomar um comprimido... Quando temos uma dor de dente até tentamos procrastinar a ida ao dentista mas acabamos indo.... Quanto temos um desarranjo intestinal...
Interessante é notar que quando se fala de problemas emocionais ou de que algo que envolva mente somos extremamente resistentes em procurar profissionais que possam ajudar a eliminar problemas relacionados
É como se fosse errado ou sinal de alguma falha grave. Parece que para algumas situações a busca de solução para o conforto é possivel e para outras não
As vezes podemos ouvir de um médico sobre determinados sintomas que estamos sentindo “isto é coisa somente de sua cabeça”... e realmente deve ser e por isso deve ser tratado.
Para problemas deste tipo, que podemos chamar de transtorno precisamos da ajuda de profissionais especializados : psiquiatras, fonoaudiólogos, terapeutas, psicopedagogos e outros mais de acordo com o transtorno
Associado à medicação que atuam no equilibrio dos neurotransmissores, a terapia e entre elas a cognitiva-comportamental representa uma ferramenta essencial no tratamento de crianças e adolescentes com transtornos. Esse conjunto de técnicas inclui o reconhecimento, a identificação de sentimentos, pensamentos e reações do organismo frente a situações que causam ansiedade para o desenvolvimento de planos para lidar com os sintomas, além disso, técnicas em habilidades sociais e de relaxamento também auxiliam no manejo do problema
A TCC (terapia cognitiva-comportamental) propicia diminuir o quadro ansioso, trabalhar os sentimentos de culpa e de raiva que se associam a um transtorno, entre outros desconfortos, para abrir acesso às lembranças positivas que ocuparão o lugar daquelas situações desagradáveis. Recursos como brinquedos e desenhos podem facilitar a comunicação com crianças além de serem importantes para a identificação de fatos marcantes
Outra terapia que pode ajudar é a psicanalítica na qual são tratados transtornos que surgem muitas vezes sem uma causa aparente e que podem ser fruto de neuroses
A terapia familiar também pode ser associada e tem como objetivo auxiliar pais e responsáveis no manejo dos sintomas e na maneira de lidar com o transtorno que comumente afeta toda a dinâmica familiar.
A orientação a pais, professores e familiares por meio de materiais informativos sobre o transtorno e as maneiras de ajudar a criança ou adolescente são de grande valia.
Interessante é notar que normalmente, pela nossa experiência no contato com pessoas, a maioria das pessoas que dizem não precisar de terapia na realidade são os que mais precisam e muitas vezes de forma urgente.
Outro erro muito comum é dizer que “este tipo de coisa não existia antigamente”. Isto não é verdade é infelizmente a falta de conhecimento prejudicou muito a vida de muitas pessoas.
Quanto mais sabemos do diagnóstico, mais fácil será aprender a lidar com ele e auxiliar ao seu portador
Informação Importante : O que são Neurotransmissores ?
São substâncias químicas produzidas pelos neurônios
Neurônios são células do sistema nervoso localizados no cérebro e responsáveis por receber e conduzir impulsos nervosos
Eles conectam as informações cerebrais e preparam o corpo para a ação.
Qualquer função envolve a integração de um número desconhecido de neurônios, em áreas específicas do cérebro e de estruturas nervosas do organismo, fora do cérebro
Eles agem nas sinapses (ponto de junção do neurônio com outro neuronio)
Exemplos de Neurotransmissores :
· adrenalina (frequência dos batimentos cardíacose o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar)
· noradrenalina (excitação física e mental)
· dopamina (controle motor – Mal Parkson)
· serotonina (traz bem estar ao indivíduo... “preciso de um chocolate” – efeito no humor, memória e aprendizado)
· acetilcolina (atenção, aprendizagem e memória)
· endorfina (modulam a dor, reduzem o estresse)
· ácido gama-aminobutírico (regulação do tônus muscular)
Quando ocorrem alterações químicas do cérebro envolvendo os neurotransmissores pode-se causar os transtornos. Um transtorno pode ser acompanhado de outras alterações (comorbidades) ou transtornos secundários (exemplo : transtorno de pânico acompanhado de depressão, fobia ou hipocondria)
Porque nos preocuparmos com os Transtornos ?
Estatísticas da População Infanto–Juvenil :
· TDAH (transtorno de déficit de atenção) – 5%
· Depressão – 12%
· Algum distúrbio de ansiedade – 8%
· Distúrbios da linguagem oral e escrita – até 16%
· Índice de transtornos mentais – 10 a 20% em idade escolar (cerca de 12 milhões de brasileiros)
· A maioria dos casos de adolescentes que abusam de drogas ou bebidas alcoólicas é portadora de pelo menos um transtorno comportamental, assim como um grande número de crianças que não completam o ensino fundamental ou de adultos que apresentam incapacidades em termos profissionais, sociais e pessoais.
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